Faça seu cadastro   |   Esqueci minha senha

LOGIN     SENHA

O significado das cores

As cores
Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso.
A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais intenso quando está em contraste com o verde, do que quando está junto ao cor de laranja.
A cor tem muito a ver com a iluminação e, com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos.
A colorimétrica é a ciência que estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela sua força. Essa ciência está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias áreas, como: iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.Na Antiguidade, vários pensadores, como Aristóteles e Platão, fizeram várias hipóteses relacionadas com a cor e a natureza da luz. Posteriormente, Isaac Newton foi o primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a esse respeito. Newton fez várias experiências com a luz branca incidindo sobre um prisma, que se decompunha nas cores do arco-íris.
As diferentes cores têm efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje.Como têm um efeito nas pessoas, as cores são usadas frequentemente no mundo da publicidade e marketing. Alguns restaurantes de fast food adotam cores vivas na sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes.
 
Cores quentes e frias
As cores quentes são aquelas que transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e o laranja, que dão também uma sensação de proximidade. Por outro lado, as cores frias, como o azul e violeta, dão uma impressão de profundidade.
 


Cores primárias, secundárias e terciárias
As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, e são consideradas as “cores puras”. As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias, originando o verde, o roxo e o laranja.
Já as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias, ou seja, as terciárias são todas as outras cores. As cores neutras tem pouco reflexo, elas são mais usadas como complemento de outra cor. Entre as neutras temos os tons cinza e os marrons que nos tons mais claros são chamados de bege.
A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor. Se rodarmos o disco das cores com veemência veremos que as cores desaparecerão e ele aparecerá totalmente branco.
 
Fonte: 
s i g n i f i c a d o s . c o m . b r



As cores

Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso.

A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.
Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.
Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais intenso quando está em contraste com o verde, do que quando está junto ao cor de laranja.

A cor tem muito a ver com a iluminação e, com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos.

A colorimétrica é a ciência que estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela sua força. Essa ciência está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias áreas, como: iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.
Na Antiguidade, vários pensadores, como Aristóteles e Platão, fizeram várias hipóteses relacionadas com a cor e a natureza da luz. Posteriormente, Isaac Newton foi o primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a esse respeito. Newton fez várias experiências com a luz branca incidindo sobre um prisma, que se decompunha nas cores do arco-íris.

As diferentes cores têm efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje.
Como têm um efeito nas pessoas, as cores são usadas frequentemente no mundo da publicidade e marketing. Alguns restaurantes de fast food adotam cores vivas na sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes.

 

Cores quentes e frias

As cores quentes são aquelas que transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e o laranja, que dão também uma sensação de proximidade. Por outro lado, as cores frias, como o azul e violeta, dão uma impressão de profundidade.

 

como combinar as cores das sobras | Atualizado 2020


Cores primárias, secundárias e terciárias

As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, e são consideradas as “cores puras”. As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias, originando o verde, o roxo e o laranja.

Já as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias, ou seja, as terciárias são todas as outras cores. As cores neutras tem pouco reflexo, elas são mais usadas como complemento de outra cor. Entre as neutras temos os tons cinza e os marrons que nos tons mais claros são chamados de bege.

A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor. Se rodarmos o disco das cores com veemência veremos que as cores desaparecerão e ele aparecerá totalmente branco.

 

Fonte: 

s i g n i f i c a d o s . c o m . b r



Confira outras dicas

Arquivo pronto para gráfica

Saiba como fechar o arquivo no Coreldraw para trazer a gráfica e não ter problemas. Aqui voce terá todas as d...
Saiba mais sobre Arquivo pronto para gráfica

Como escolher a gramatura ideal para seu serviço

Quando falamos em gramatura do papel é necessário ter conhecimento, pois, esta influencia no momento de produzir o s...
Saiba mais sobre Como escolher a gramatura ideal para seu serviço

Eleições 2020: Saiba quais materiais gráficos são os mais usados nas campanhas

Eleições 2020 O mês das eleições 2020 mudou, porém as estratégias de campanha ele...
Saiba mais sobre Eleições 2020: Saiba quais materiais gráficos são os mais usados nas campanhas

Seja um profissional reconhecido

Com se tornar conhecido no Mercado de Trabalho?   O processo de formação de um bom profissional lev...
Saiba mais sobre Seja um profissional reconhecido

Porque investir na papelaria de sua empresa?

A importância da Marca para empresa   A marca de uma empresa é altamente importante. Quando você tem uma...
Saiba mais sobre Porque investir na papelaria de sua empresa?

Saiba a diferença entre papel reciclado e reciclato!

Papel Reciclado X Papel Reciclato   Papel Reciclado Este papel é produzido com descartes de papelão, rolos d...
Saiba mais sobre Saiba a diferença entre papel reciclado e reciclato!

Onde nos encontrar
Localização - Gráfica Enterprise Endereço

Av. General Bento da Gama, N° 459
Torre - João Pessoa - PB

Telefone - Gráfica Enterprise Telefones

(83) 3512 5234     |  98750 0676

Email - Gráfica Enterprise Email

contato@graficaenterprise.com.br

Gráfica EnterPrise - Localização