Faça seu cadastro   |   Esqueci minha senha

LOGIN     SENHA

Arquivo pronto para gráfica

Saiba como fechar o arquivo no Coreldraw para trazer a gráfica e não ter problemas. Aqui voce terá todas as dicas necessárias!
 
1. Gerenciamento de Cores X5/X6
Antes de iniciar seu trabalho, vamos configurar o gerenciamento de  cores. O aplicativo tem controles de cores concebidos para ajudá-lo a  obter as melhores correspondências de cores possíveis. Para acessá-lo vá  até o menu Ferramentas>Gerenciamento de cores>Configurações padrão.
 

 
Configure o Gerenciador de acordo com a imagem abaixo:
 

Salve o gerenciamento configurado.
 
 
2. Convertendo as Fontes em Curvas
Todos os textos do arquivo deverão ser convertidos  em curvas de serem salvos. Veja como realizar  este processo:
CorelDRAW® Para converter todos os textos do arquivo vá até o menu Editar>Selecionar Tudo>Texto e em seguida aplique o comando Ctrl+Q (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.  Photoshop Selecione a layer de texto e com o botão direito do mouse clique em



Saiba como fechar o arquivo no Coreldraw para trazer a gráfica e não ter problemas. Aqui voce terá todas as dicas necessárias!

 

1. Gerenciamento de Cores X5/X6

Antes de iniciar seu trabalho, vamos configurar o gerenciamento de cores. O aplicativo tem controles de cores concebidos para ajudá-lo a obter as melhores correspondências de cores possíveis. Para acessá-lo vá até o menu Ferramentas>Gerenciamento de cores>Configurações padrão.

 

Gerenciamento de Cores

 

Configure o Gerenciador de acordo com a imagem abaixo:

 

Gerenciamento de Cores

Salve o gerenciamento configurado.

 

 

2. Convertendo as Fontes em Curvas

Todos os textos do arquivo deverão ser convertidos em curvas de serem salvos. Veja como realizar este processo:

CorelDRAW®
Para converter todos os textos do arquivo vá até o menu Editar>Selecionar Tudo>Texto e em seguida aplique o comando Ctrl+Q (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.

Photoshop
Selecione a layer de texto e com o botão direito do mouse clique em "Convert to Shape".

Illustrator e InDesign
Selecione o texto com o botão direito do mouse e clique em "Create Outlines" ou pressione o comando Ctrl+Shift+O ou ainda acessando o menu Type>Create Outlines.

 

 

3. Propriedades do Documento

Para obter maiores informações dos objetos, bitmaps e preenchimentos. Vá até o menu Arquivo>Propriedades do documento. Veja se contém bitmaps, objetos e preenchimentos em outros padrões como na imagem abaixo:

Propriedades do documento

 

Nas propriedades do documento pode-se obter muitas informações a respeito do arquivo, separado por categorias. Essas informações pode evitar que seu arquivo seja parado por problemas de fontes ou Preenchimentos, que é algo comum.

Dica: Se atente aos detalhes, principalmente para as cores diferenciadas do CMYK, como: RGB, PANTONE® e entre outras, pois quando convertidas em CMYK pode ocorrer variações muito bruscas com relação a cor original.

 

 

4. Converter em Curvas

Para esta padronização vamos dividir os objetos em 2 categorias:

Neste caso você deve convertê-los em curvas. Para converter todo texto de uma só vez, selecione todos os objetos (Ctrl+A), clique no botão "Desagrupar Tudo", e vá ao menu Editar>Selecionar Tudo>Texto. Este comando irá selecionar todas as fontes utilizadas no seu layout. Depois, é só converter em curvas (Ctrl+Q). Se preferir converta cada objeto de texto separadamente.

Obs.: Caso possua textos dentro de algum Power Clip, deverá entrar no efeito e converte-los manualmente, pois o processo explicado acima não o localiza.

Para saber se ainda existem fontes em seu arquivo acesse o menu Arquivo>Propriedades do documento. assim é possivel verificar se ainda existe algum texto utilizando fontes.

 



Se mesmo assim existir alguma fonte na listagem "Fontes usadas", vá até o menu Editar>Localizar e substituir>Localizar objetos e siga os seguintes passos: selecione "Começar nova pesquisa" em seguida assinale "Texto", na terceira e quarta janela apenas avance e conclua.

 

 

DICAS: Evite utilizar fontes menores que 8pt, letras finas sobre cores compostas, principalmente sobre preto 100% 4 cores. Cuidado também com textos com muitos nós, por isso nunca solde todo o texto em um objeto só, utilize simplesmente a função "Agrupar", é aconselhável conter no máximo 900 nós por objeto.

(É recomendado sempre conferir se a conversão não gerou nenhum erro, pois pode haver mudanças de contorno ou sobreposição de letras. Cuidado também para não salvar o arquivo com o mesmo nome, pois uma vez convertido em curvas você não poderá mais alterar o texto.)

 

 

5. Cores

Cores: Para evitar problemas com as cores é necessário que o layout seja enviado em padrão CMYK. Para isso você deve conferir se existe algum objeto em outros padrões como RGB ou PANTONE®. Vá até o menu Arquivo>Propriedades do documento. Veja se existe bitmaps ou preenchimentos em outros padrões como na imagem abaixo:

 

 

Se existir, volte para o layout e converta-os em CMYK. A mudança poderá ser feita na paleta de cores padrão do CorelDRAW®, já as imagens é necessário convertê-las em Bitmap CMYK.

Dicas: No caso de preto chapado, se desejar um preto mais vivo utilize a combinação C30% M0% Y0% K100%, caso contrário o preto poderá sair com tons acinzentados.

 

Preto_composto

 

Para que o preenchimento degradê para o preto seja natural, é necessário calçá-lo com a cor do degradê, ou as cores intermediárias poderão parecer desbotadas.

 

degrade

 

Obs.: Mesmo com todos estes procedimentos pode ocorrer variações de até 10% nas cores, mesmo tratando-se de um mesmo arquivo.

 

Variação de cor

 



Confira outras dicas

Seja um profissional reconhecido

Com se tornar conhecido no Mercado de Trabalho?   O processo de formação de um bom profissional lev...
Saiba mais sobre Seja um profissional reconhecido

Quem precisa de máscara?

A importância do uso da máscara   Em qualquer lugar, o uso de máscaras é a ação re...
Saiba mais sobre Quem precisa de máscara?

Porque contratar uma gráfica em João Pessoa

O mercado gráfico está cada dia mais competitivo. O que antigamente não se via, hoje é o que mais tem:...
Saiba mais sobre Porque contratar uma gráfica em João Pessoa

5 Razões para usar as Fly Banner como formato de publicidade.

Fly banner, uma ferramenta poderosa de publicidade   Pode ser difícil anunciar adequadamente o seu negócio qu...
Saiba mais sobre 5 Razões para usar as Fly Banner como formato de publicidade.

O significado das cores

As cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao n...
Saiba mais sobre O significado das cores

Dicas para o seu cartão de visita

Criar um cartão de visita é mais simples do que você pensa, e dúvidas sobre o que é cartã...
Saiba mais sobre Dicas para o seu cartão de visita

Onde nos encontrar
Localização - Gráfica Enterprise Endereço

Av. General Bento da Gama, N° 459
Torre - João Pessoa - PB

Telefone - Gráfica Enterprise Telefones

(83) 3512 5234     |  98750 0676

Email - Gráfica Enterprise Email

contato@graficaenterprise.com.br

Gráfica EnterPrise - Localização